Site Materia Outubro Rosa 1

Outubro Rosa: vencer o câncer de mama também é papel do dermatologista!

O Outubro Rosa é o mês dedicado para alertar toda a população sobre a importância dos cuidados preventivos relacionados ao câncer de mama, com o objetivo de conseguir diagnósticos precoces. 

 

Além do ginecologista, os profissionais da área da dermatologia também são fundamentais nesta causa, a fim de garantir avaliação multidisciplinar e integral das pacientes. Existem diversos tipos de câncer de mama, que se manifestam de formas singulares em cada mulher. O que acontece em comum a todos é a multiplicação desordenada das células da mama, gerando um tumor. Conforme dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, correspondendo a 29% dos casos totais. 

 

Sedentarismo, maus hábitos alimentares e genética estão entre os fatores de risco da doença. A presença de nódulo ou caroço  fixo e indolor, na região da mama, é o sinal mais frequente do problema. A mamografia é o exame capaz de detectar a presença de nódulos ainda não palpáveis e deve ser feita obrigatoriamente uma vez ao ano quando a mulher já tem mais de 40 anos. O autoexame é indicado a todas as mulheres, que devem verificar as mamas e os mamilos, a fim de detectar possíveis alterações. 

 

A avaliação clínica e análise dos exames irá indicar qual a melhor opção de tratamento. Quando é necessário realizar quimio ou radioterapia, o dermatologista atua em conjunto, uma vez que podem surgir alterações como ressecamento da pele, coceiras, unhas fracas, queda de cabelo, mudanças de pigmentação etc. A pele fica muito sensível, e o paciente precisa de orientações específicas. Vencer o câncer de mama é um trabalho conjunto e que também requer iniciativa de toda a população. Juntos, prevenimos e superamos estatísticas.


Print