Design Sem Nome   2024 01 16T110548654

Você sabe qual a importância de proteger a sua pele do sol?

É muito importante se prevenir dos danos causados pelo sol de forma individualizada, conforme os diversos tipos de pele. O Brasil vem enfrentando fortes ondas de calor, que podem ser intensificadas agora no verão.

 Essa situação requer a nossa atenção e reforça o papel do dermatologista para conscientizar e orientar os pacientes. Em diversas situações da rotina, seja em momentos de lazer ou no trabalho, a proteção aos efeitos do sol é fundamental. Com ela, evitam-se  manchas e envelhecimento precoce.

Mais do que isso, o uso diário de protetor solar ajuda a prevenir doenças como o câncer de pele, o mais incidente no país. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 185 mil novos casos por ano, só para você ter ideia da magnitude. 

Nesse sentido, indivíduos com diferentes tipos de pele precisam adotar precauções contra a exposição excessiva ao sol. Os homens, principalmente em situações não recreativas, têm mais dificuldade em usar o protetor solar. Por sua vez, as mulheres são mais receptivas. 

Além disso, torna-se fundamental evitar horários com picos de raios ultravioletas, como das 10h às 15h. O fator de proteção também deve ser acima do FPS30.

Quais os benefícios da fotoproteção?

A fotoproteção, que envolve medidas para proteger a pele contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV) do sol, oferece uma série de benefícios para a saúde da pele e a prevenção de condições indesejáveis. Abaixo, você confere os principais.

  • Prevenção do câncer de pele

A exposição excessiva aos raios UV está associada ao desenvolvimento de câncer de pele. A fotoproteção adequada, incluindo o uso de protetor solar, ajuda a reduzir o risco de câncer de pele.

Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer de pele não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente.

Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. Em todos eles, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença , que pode se manifestar como uma pinta ou mancha.

  • Retardamento do envelhecimento da pele

A exposição solar pode acelerar o envelhecimento da pele, o que origina rugas, manchas escuras e perda de elasticidade. A fotoproteção ajuda a prevenir danos causados pelos raios UV, mantendo a pele com uma aparência mais jovem e saudável. 

Leia também: Quais os segredos da pele jovem e saudável?

  • Proteção contra queimaduras solares

O uso regular de protetor solar ajuda a prevenir queimaduras solares, que não apenas causam desconforto imediato, mas também aumentam o risco de danos a longo prazo na pele.

  • Minimização de hiperpigmentação

A exposição solar descontrolada pode levar ao aumento da produção de melanina, resultando em manchas escuras na pele. A fotoproteção minimiza a hiperpigmentação, mantendo uma tonalidade de pele mais uniforme. 

  • Redução de problemas de pele 

A fotoproteção contribui para a prevenção de uma série de problemas dermatológicos, como alergias solares, erupções cutâneas e condições pré-cancerígenas. Além dos benefícios estéticos, preserva a saúde global da pele. Assim, a fotoproteção garante seu bom funcionamento e resistência a danos causados pelo ambiente externo. 

Para obter os benefícios máximos da fotoproteção, é recomendável o uso regular de protetor solar, roupas apropriadas como bonés, chapéus e óculos de sol. 

Dúvidas? Agende sua consulta com um dermatologista

Se você deseja iniciar uma rotina de cuidados para compreender qual a fotoproteção mais indicada ao seu caso, agende seu horário com um dermatologista. O consultório da Dra. Mariana Dal Pizzol é referência em dermatologia em Porto Alegre. 

Com experiência, acolhimento, tecnologias modernas e muito conforto, você se consulta com uma médica credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Alie competência e confiança para começar a sua rotina de autocuidado.

Esperamos o seu contato para uma avaliação completa, personalizada e que irá atender às suas necessidades individuais. Fale conosco agora no Whatsapp!

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia


Print